sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fósseis de dinossauro de apenas uma garra nas patas dianteiras são descobertos na China.

                                                                                                                

Foram descobertos na China fósseis de uma espécie de dinossauro do tamanho de um papagaio de apenas uma garra em cada pata dianteira e supostamente utilizada para escavar formigas, informou um instituto chinês de pesquisa.
É a primeira vez que este tipo de fóssil de dinossauro foi descoberto no mundo, indica um comunicado do Instituto da Paleontologia e Paleantropologia de Vertebrados da China em seu site.
O dinossauro, conhecido como Linhenykus, foi encontrado em Linhe, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China. A espécie pertence à família dos terópodes, um grupo de carnívoros que descendem dos pássaros atuais.
Terópodes têm patas dianteiras curtas e caminham ou correm com as patas traseiras. A espécie com três garras foi descoberta anteriormente em outros lugares do mundo.
"A única garra pode ter sido utilizada para escavar formigas", revela o comunicado.
A redução digital é comum durante o processo de evolução de vertebrados, incluindo o dinossauro.
"O descobrimento de Linhenykus com uma garra mostra a complexidade e a diversidade da redução digital", indica o comunicado.
O paleontólogo chinês Xu Xing e seus colegas da China, Estados Unidos e Reino Unido descobriram o esqueleto parcial do dinossauro, incluindo os ossos da coluna vertebral, uma pata dianteira e patas traseiras quase completas entre as rochas do período Cretáceo Superior, próximas à cidade de Linhe, Mongólia Interior.
por Xinhua