quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Hominídios Navegantes

Os Navegantes da Ilha de Creta



Novas descobertas arqueológicas apotam que migrações pelo Mediterrâneo iniciaram por volta de 130 mil a. C., o que podem mudar as teorias existentes sobre as migrações humanas no período da pré-história.
"Seres humanos em estágio inicial de evolução, ou até mesmo seus antepassados pré-humanos, podem ter saído ao mar muito antes do que qualquer pesquisador imaginava. É essa a surpreendente conclusão a que descobertas feitas nos dois últimos anos na ilha de Creta parecem conduzir.
Algumas ferramentas de pedra encontradas lá, dizem arqueólogos, têm pelo menos 130 mil anos de idade e são consideradas como fortes indícios das primeiras atividades de navegação como Mediterrâneo; as descobertas podem resultar em uma reavaliação das capacidades marítimas de culturas pré-humanas.
Creta é uma ilha há mais de cinco milhões de anos, o que significa que os responsáveis pela produção das ferramentas devem ter chegado a ela de barco. Assim, isso parece empurrar para 100 mil anos mais cedo do que se imaginava a história das travessias do Mediterrâneo, dizem especialistas em arqueologia da Idade da Pedra. As descobertas anteriores de artefatos mostram que pessoas haviam chegado a Chipre, algumas das demais ilhas gregas e possivelmente à Sardenha há no máximo 10 ou 12 mil anos.
A mais antiga travessia marítima já registrada e confirmada foi a do Homo sapiens anatomicamente moderno para a Austrália, iniciada cerca de 60 mil anos atrás. Também existe uma corrente sugestiva de indícios, especialmente esqueletos e artefatos encontrados na ilha de Flores, Indonésia, sobre a possibilidade de jornadas marítimas para novos habitats empreendidas por hominídeos anteriores.
Ainda mais intrigante é que os arqueologistas responsáveis pela descoberta das ferramentas em Creta tenham percebido que o estilo dos machados encontrados sugere que eles podem ter se originado 700 mil anos no passado. A conclusão talvez seja um tanto forçada, reconheceram, mas as ferramentas se assemelham à tecnologia de trabalho em pedra conhecida como acheulense, originada entre populações pré-humanas na África".   The New York Times / Tradução: Paulo Migliacci ME, 20/02/2010.

Essa descoberta mostra que as teorias das migrações entre os continentes não ocorreram apenas nas Eras Glacias, através do Estreito de Bering, mas também  pelo mares, utilizando pequenos barcos de uma ilha para a outra, consumindo suas reservas naturais. Embora, isso só pode ter ocorrido em pequenas distâncias, como é o caso das ilhas do Oceano Pacífico. Essa é uma História da Evolução Humana em contrução, faz parte dos mistérios de nossa origem e dos nossos caminhos no futuro da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário